O ConSeg Bairro Alto, parceiro integrante do Instituto Ciranda das Artes, convida a todos a virem conhecer o local onde se deu início à colonização da 'Vilinha' à cidade de
Coré E tiba
Curí'ýtýba
Curitiba
A partir do dia 25 de janeiro de 2014, o INSTITUTO CIRANDA DAS ARTES desenvolverá suas atividades neste novo espaço, no Centro Cultural do Bairro Alto.
É uma grande estrutura com um espaço amplo, com várias salas, bosque, quadra de esporte, pista para corrida, etc, fizemos uma parceria com a Regional Boa Vista que também tem interesse em ampliar e levar atividades culturais à comunidade, inicialmente atenderemos aos sábados das 14 às 17 horas, mas estamos estudando a possibilidade de ampliar para outros dias.
- Diretor: Carlus Lisboa - Artista Plástico
CENTRO CULTURAL DO BAIRRO ALTO fica no final da rua Marco Polo.
O MARCO ZERO DE CURITIBA
Endereço: Rua Arno Feliciano de Castilho, esquina com Rua Marco Polo – Bairro Alto. O local também é conhecido como Praça Max Sesselmeier (nome do antigo proprietário da área).
Área: 15.800 m2.
Horário de funcionamento: ininterrupto.
Histórico: a área foi doada à Prefeitura em 1967 para a construção do parque, inaugurado em 1972 para marcar o local de fundação da vila que daria origem a Curitiba. Os primeiros portugueses a chegar à região instalaram-se nessa área, às margens do Rio Atuba. Segundo a lenda, a imagem de Nossa Senhora da Luz trazida por eles amanhecia sempre voltada para uma mesma direção. O cacique Tindiquera, da tribo Tingui, consultado pelos portugueses, teria encontrado o local indicado pela santa, onde se formaria a nova Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O local indicado pelo cacique é hoje o marco zero de Curitiba, a Praça Tiradentes - Fonte: Parques e Praças de Curitiba
Coré E tiba
Curí'ýtýba
Curitiba
Coré (Núcleo) - Y (E Ebraico Shalon) - Tiba (Casa)
Y - שָׁלוֹם - Paz entre duas comunidades
Y - שָׁלוֹם - Paz entre duas comunidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário