- C o n S e g - B. A. + N u P D e C - B. A. - Juntos, Diminuindo Diferenças, Somando Esforços, Dividindo Experiências e Multiplicando Resultados. - ConSeg - B.A. - Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Alto. - NuPDeC - B.A. - Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Bairro Alto. -

.: 2ª Conferência Municipal de Curitiba - PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - será em março de 2014

05/02/2014 às 09:00h. realizou-se no DELTA
1ª Reunião da Coordenação Municipal - COMU para deliberações da 2ª CNPDC Municipal de Curitiba









Integrantes do poder público, das instituições de ensino e da sociedade civil poderão participar da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, marcada para o dia 15 de março, no Salão de Atos do Parque Barigüi. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas.
A comissão organizadora do evento esteve reunida na manhã desta quarta-feira (05), na sede do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Curitiba. Participaram do encontro integrantes da Defesa Civil Municipal, do GGI, nos núcleos comunitários e de instituições de ensino da cidade.
“O objetivo da conferência é envolver a sociedade nas discussões, o que permitirá respostas mais rápidas e eficientes em situações diversas”, explicou o coordenador técnico da Defesa Civil, inspetor João Batista. Segundo ele, quanto melhor capacitadas e orientadas as pessoas estiverem, mais a cidade estará protegida em relação a acidentes naturais.
“É preciso despertar a consciência da população em relação às responsabilidades individuais”, disse. Quando ocorre o depósito irregular de lixo ou o desmatamento, por exemplo, a cidade fica muito mais suscetível a inundações. “Se a população estiver bem orientada, cria-se um fluxo de proteção”, comentou Batista.
Estas são algumas das reflexões que serão promovidas durante a conferência municipal, que terá como tema central “Proteção e Defesa Civil: um novo paradigma para o Sistema Nacional”. O evento será uma etapa preparatória para as conferências estadual, marcada para abril, e nacional, que irá ocorrer em maio, em Brasília.
“Será um momento importante de reflexão dos municípios para avaliarem seus caminhos e objetivos e direcionarem as ações”, disse a professora dos cursos de mestrado e doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Patrícia Sottoriva, que participa da comissão organizadora.
Ela explicou que a universidade tem uma forte parceria com a Defesa Civil do Município. “Nossos alunos, além de formadores de opinião, são atuantes no mercado de trabalho e atuam como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido”, disse. “Há 12 anos, estamos envolvidos nas discussões sobre desastres ambientais e somos um canal de comunicação entre o poder público e a sociedade civil”.
Discussão nacional
Batista explicou que, em todo o Brasil, os municípios estão discutindo maneiras para se tornarem mais resilientes, protegidos e preparados para enfrentar as adversidades naturais. Por isso, as discussões das conferências municipais giram em torno de quatro temas principais, determinados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. São eles: gestão integrada de risco e resposta a desastres, integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil, gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil e Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
Data:15 de março
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Inscrições abertas pelo telefone (41) 3350-3690 e www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

.: ÚLTIMAS POSTAGENS >>

ALERTAS - POLICIA CIVIL PR

ALERTA - GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA

ALERTA - POLICIA MILITAR PR

ALERTA - PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

.: Sobre Conselhos _ TCU