Inscrições >>
Integrantes do poder público, das instituições de ensino e da sociedade civil irão participar neste sábado (15) da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, em Curitiba. O evento será realizado no Salão de Atos do Parque Barigüi. As inscrições podem ser feitas até o dia 12.
“O objetivo da conferência é envolver a sociedade nas discussões, o que permitirá respostas mais rápidas e eficientes em situações diversas”, explicou o coordenador técnico da Defesa Civil, inspetor João Batista. Segundo ele, quanto melhor capacitadas e orientadas as pessoas estiverem, mais a cidade estará protegida em relação a acidentes naturais.
“É preciso despertar a consciência da população em relação às responsabilidades individuais”, disse. Quando ocorre o depósito irregular de lixo ou o desmatamento, por exemplo, a cidade fica muito mais suscetível a inundações. “Se a população estiver bem orientada, cria-se um fluxo de proteção”, comentou Batista.
Estas são algumas das reflexões que serão promovidas durante a conferência municipal, que terá como tema central “Proteção e Defesa Civil: um novo paradigma para o Sistema Nacional”. O evento será uma etapa preparatória para as conferências estadual, marcada para abril, e nacional, que irá ocorrer em maio, em Brasília.
“Será um momento importante de reflexão dos municípios para avaliarem seus caminhos e objetivos e direcionarem as ações”, disse a professora dos cursos de mestrado e doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Patrícia Sottoriva, que participa da comissão organizadora.
Ela explicou que a universidade tem uma forte parceria com a Defesa Civil do Município. “Nossos alunos, além de formadores de opinião, são atuantes no mercado de trabalho e atuam como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido”, disse. “Há 12 anos, estamos envolvidos nas discussões sobre desastres ambientais e somos um canal de comunicação entre o poder público e a sociedade civil”.
Discussão nacional
Batista explicou que, em todo o Brasil, os municípios estão discutindo maneiras para se tornarem mais resilientes, protegidos e preparados para enfrentar as adversidades naturais. Por isso, as discussões das conferências municipais giram em torno de quatro temas principais, determinados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. São eles: gestão integrada de risco e resposta a desastres, integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil, gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil e Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.
2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
Data: 15 de março
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Inscrições e mais informações pelo telefone (41) 3350-3690 ewww.defesacivil.curitiba.pr.gov.br.
Data: 15 de março
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Inscrições e mais informações pelo telefone (41) 3350-3690 ewww.defesacivil.curitiba.pr.gov.br.
O Prefeito Municipal de Curitiba - Gustavo Fruet, convocou, conforme decreto nº60 de 28 de Janeiro de 2014, a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil - 2ª CMPDC, a se realizar no dia 15 de março de 2014 no Salão de Atos do Parque Barigui, das 08 às 18 horas, com o tema: "Proteção e Defesa Civil: Um Novo Paradigma para o Sistema Nacional". A Conferência Municipal faz parte da etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil - 2ª CNPDC que será realizada em maio deste ano.
Essa conferência tem como público alvo, toda a Sociedade Civil, Agentes da Defesa Civil e do Poder Público Municipal, representantes dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas e representantes da Comunidade Científica.
A 2ª CMPDC produzirá propostas de até 10 (dez) princípios e até 30 (trinta) diretrizes para serem encaminhadas para a etapa estadual, a realizar-se nos dias 10 e 11 de abril, também em Curitiba e assim possam integrar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Para que se elabore os Princípios e Diretrizes, serão abordados os seguintes temas:
- - Gestão integrada de riscos e respostas a desastres
- - Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil
- - Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil
- - Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
A conferência municipal será realizada no Salão de Atos e, em mais 03 (três) salas anexas, que serão utilizadas para discussão das propostas e eleição dos delegados.
As propostas elaboradas e eleitas serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, para integrar todas as demais propostas do Paraná, as quais poderão integrar as propostas que serão discutidas na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em maio deste ano. Essas propostas poderão compor a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, beneficiando e atendendo mais de 190.000.000 (cento e noventa milhões) de brasileiros.
A realização dessa conferência é de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba.
Além da Prefeitura Municipal de Curitiba, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, vários colaboradores da sociedade civil e da comunidade científica fazem parte da Organização do evento.
As inscrições podem ser realizadas no "site" www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br ou www.curitiba.pr.gov.br, até o dia 13/03/2014.
"Proteção e Defesa Civil: Um Novo Paradigma para o Sistema Nacional"
Curitiba, 20 de fevereiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário