- C o n S e g - B. A. + N u P D e C - B. A. - Juntos, Diminuindo Diferenças, Somando Esforços, Dividindo Experiências e Multiplicando Resultados. - ConSeg - B.A. - Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Alto. - NuPDeC - B.A. - Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Bairro Alto. -

.: Conhecer para prevenir da Defesa Civil de Curitiba





Ampliado o programa de prevenção de acidentes nas escolas

Ampliado o programa de prevenção de acidentes nas escolas

O programa Conhecer para Prevenir, que prepara estudantes e professores de escolas creches municipais de Curitiba para agirem em situação de emergência, será ampliado em 2013. A meta das secretarias municipais da Educação e da Defesa Social, parceiras no desenvolvimento do programa, é incluir mais 89 unidades no calendário. As ações do programa incluem, entre outras medidas, simulações sobre a melhor maneira de agir diante de situações de risco como incêndios, alagamentos e outros acidentes.

A inclusão das escolas será iniciada pelos Centros de Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com maior número de crianças atendidas e aos Centros de Educação Integral, devido às particularidades dos prédios, construídos em blocos de três pavimentos. A intenção é ensinar noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e conhecimentos dos principais fenômenos naturais a um grupo aproximado de 1.600 pessoas, entre profissionais do ensino e estudantes.

Para 2014, outras 73 unidades passarão a fazer parte do programa que até 2015, deverá ter 100% de cobertura das escolas da rede, com inclusão de mais 54 unidades. O programa Conhecer para Prevenir é desenvolvido desde 2005 e já preparou mais de 200 mil pessoas, entre elas 50 mil crianças. Atualmente é desenvolvido em 211 unidades de educação do município, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A expansão do programa e a avaliação dos resultados obtidos foram discutidas nesta semana, em uma reunião técnica entre a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo e o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho.



Cursos

Além de aprender a como reconhecer perigos e abandonar espaços com risco, os profissionais da educação integrados ao programa participam de cursos de primeiros socorros. As principais ações do projeto, além dos simulados realizados com as crianças, são as reuniões periódicas com professores e funcionários terceirizados das instituições educacionais.

Também são feitas reuniões com os pais, apresentação do teatro de fantoches da guarda municipal, manutenção das ações e realização de cursos de formação de brigadas de combate a incêndios e de noções de socorros urgentes.




(No Bairro Alto todas as escolas já passaram por este aprendizado).


Criado através da parceria entre as Secretarias Municipais da Defesa Social e de Educação com o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto às medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres, além de minimizar danos e prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente. As bases conceituais do programa foram inseridas no currículo escolar das unidades da rede municipal de ensino, estimulando os bons hábitos da prevenção na escola estendendo-se às comunidades e aos lares. A meta é incluí-lo em todas as Unidades da Rede Municipal de Ensino e estar à disposição para também incluí-lo em qualquer estabelecimento de ensino que assim deseje.

São capacitados educadores e funcionários das Unidades da Rede Municipal de Ensino, nas áreas da prevenção, combate à incêndios e primeiros socorros.

As crianças, ao serem orientadas, são os principais multiplicadores da real e duradoura cultura de prevenção, transformando a comunidade em um local mais seguro e com melhor qualidade de vida.






.: ÚLTIMAS POSTAGENS >>

ALERTAS - POLICIA CIVIL PR

ALERTA - GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA

ALERTA - POLICIA MILITAR PR

ALERTA - PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

.: Sobre Conselhos _ TCU