Quatorze meses após limpeza ocorrida no Rio Atuba bairro alto >>,
no dia 02 12 2012, tivemos que lidar novamente com este persistente problema.
Devido ter chovido o equivalente a dez dias em poucas horas tivemos mais um alagamento e algumas solicitações apontadas pelo NUDEC-B.A. seria a prevenção que por nós já fora solicitado por inúmeras vezes à Regional e órgãos responsáveis.
Exemplos:
1- retirada dos moradores desta área de risco que no decorrer dos tempos, através de barreiras e palafitas, invadiram o Rio em suas margens,
2- a construção irregular em cima de galeria fluvial, produzindo interrupção da vasão de aguá, qual deveria imediatamente voltar ao Rio.
3- das operações tapa buracos nas ruas próximas ao Rio, feitas erroneamente, nesta gestão da prefeitura, causando erosão e assoreamento Rio nestes locais.
Esta erosão é a origem do fantástico assoreamento de córregos, rios, bueiros, galerias de drenagem, constituindo-se em uma das principais causas das enchentes metropolitanas. Esses mesmos processos erosivos revelam-se também no preocupante assoreamento dos lagos/reservatórios componentes do sistema de abastecimento de água da região.
fonte: Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos.





4- o gargalo existente no delta dos Rio Atuba e Rio Bacacheri. As águas são represadas quando passam de dois para um e não á aporte sob a ponte, situada na Avenida Victor Ferreira do Amaral, represando suas águas. Sendo que o Rio Bacacheri, para piorar a situação, desde 2010 vem recebendo da Linha Verde uma maior quantidade das águas de chuvas.
5 - afeta a todos os que moram entre os deltas dos dois Rios.
(Perímetro já alagado).
Agora estamos aguardando a relocação das famílias a qual suas casa tiveram intervenção pela Defesa Civil COMDEC.
Exigimos também, a imediata providencia do alargamento do Rio Atuba, voltando o tamanho original de sua caixa.
E a não regularização dos lotes das famílias que ali em algum momento invadiram esta área da prefeitura e comum a todos. Seria uma ironia ou crime deixa-las expostas a este perigo e ilegalidade.
Propomos ainda que nesta área seja construída uma pista de skate, cancha de esportes de areia e arborização em sua extensão, promovendo assim uma maior drenagem dos alagamentos.
Para deixar ainda como sugestão, aumentar o vão da ponte aqui citada, para que os Rios fluam normalmente e que algum dia a cabeceira da ponte não se desgaste e seja levada pela correnteza.
Possivelmente o custo será maior.