O CONSEG-B.A., NUDEC-B.A., NRDC-B.A, Rotary Club Cristo rei e a Clinica Oftalmológica Barigui, realizarão neste sábado 27 de outubro de 2012, mais um programa Boa Visão.
Após ser executado em escolas do bairro alto, esta foi a penúltima escola neste ano,
tendo ainda no mês de novembro a ser realizado na Escola Municipal ANO 300.
Realizado na Escola Municipal Kó Yamawaki.
Crianças necessitadas: 59.
Crianças assistidas: 39 - (não compareceram 20).
Das 39 crianças que foram avaliadas por especialistas, 30 irão necessitar de óculos, sendo que foram detectadas miopias leves, médias e graves, uma inclusive com perfuração ocular qual precisará acompanhamento para não desenvolver câncer.
Agradecemos ao professores que nos ajudaram a detectar crianças a serem assistidas e que mostraram preocupação por aquelas quais os pais não aderiram ao programa.
O dia: Parabéns aos pais que às 07:00h, do dia 27/10/2012, deixaram seus filhos aos nossos cuidados e aos de seus professores. Despediram-se de seus filhos já dentro do ônibus que os levou à clínica Barigui.
Na clínica, desembarcaram com organização e respeito, brincando e aguardando com disciplina.
Foi lhes aplicado por três vezes o colírio dilatador que para algumas houve um mínimo de receio.
Foram fazer a avaliação com profissional oftalmologista para a emissão de suas receitas.
Participaram de um lanche enquanto tinham a liberdade de escolherem as devidas armações (a seu gosto) com o acompanhamento de especialista.
Retornamos às 11:45h. onde seus pais os aguarda-vão
conforme o previsto.
"No futuro vislumbraremos estas crianças mais integradas aos seus amigos, melhor condição de aprendizado, melhor condição de vida e melhor pontuação da escola no IDEB (O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino)".
TODOS SAÍMOS GANHANDO NESTA GRANDE PARCERIA
O que é o Boa Visão
1. OBJETIVO
O projeto Boa Visão visa à saúde ocular das crianças matriculadas nas escolas publicas Municipais e Estaduais. Tem como objetivo identificar deficiências oculares e corrigir ou diminuí-las com o uso de óculos.
Há crianças que se recusam a ir à escola e são, por isso, considerados maus alunos. Mas o que pode estar ocorrendo, em alguns casos, é um comportamento relacionado à dificuldade de visão.
O uso de óculos, prescrito por um oftalmologista, permite a boa visão e dá à criança a possibilidade de ver o mundo de uma nova maneira, com clareza e nitidez de detalhes. O uso de óculos transforma a criança que deles precisa, tornando-a mais confiante e participativa, integra-a com maior facilidade ao meio social e melhora seu rendimento escolar.
2. APLICAÇÃO
O projeto Boa Visão começa com um exame preventivo, realizado nas dependências da escola, aplicado em todas as crianças matriculadas. É o teste de “triagem” ou “acuidade visual”, conforme orientações do Ministério da Saúde e do Ministério de Educação. Os exames serão realizados sob orientação de uma professora, devidamente treinada pelo Rotary Club, patrocinador do projeto.
Será utilizada a Escala Optométrica, que é um cartaz de letras e números para as crianças já alfabetizadas, ou letras E, de vários tamanhos e posições, para as crianças que ainda não reconhecem todas as letras e números. Nesse teste, será solicitada a cada criança, sentada a 5 metros, que leia o cartaz com um olho de cada vez, estando o outro tampado.
As letras e números, dispostos em linha, são decrescentes de cima para baixo e forçam a criança a identificá-las corretamente até o limite de sua visão. Isso possibilita identificar a normalidade ou a necessidade de consulta ao oftalmologista, o que será feito mediante autorização dos pais ou responsáveis, visando um resultado final seguro.
Marcos Murilo Presidente do NRDC-B.A.
Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Alto