- C o n S e g - B. A. + N u P D e C - B. A. - Juntos, Diminuindo Diferenças, Somando Esforços, Dividindo Experiências e Multiplicando Resultados. - ConSeg - B.A. - Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Alto. - NuPDeC - B.A. - Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Bairro Alto. -

.: CONSEGs em reunião com o Comando Geral da PMPR

REUNIÃO – COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR & CONSEGs 
Curitiba: 13/08/2012

A Coordenação dos CONSEGs, o Comando Geral da Polícia Militar – CGPM PR (Coronel Roberson Bondaruk), e representantes dos CONSEGs da região de Curitiba estiveram reunidos no Auditório do CGPM PR, em 13/08/2012, das 19h00m às 21h30m, para o esclarecimento de dúvidas que vêm sendo levantadas pelos CONSEGs junto à Coordenadoria Estadual dos CONSEGs – SESP PR, sobre o sistema de Policiamento Militar, tendo sido informado, pelo comando geral, entre outros, o seguinte:

1) Sistema de EMERGÊNCIA 190 / Cen­tro de Operações Policiais Militares (Copom): Encontra-se em reestruturação, com a introdução de um sistema de geração de informações novo e melhoria da qualidade no atendimento (até o 2o. toque telefônico; já foi ampliado o número de estações de atendimento, de 12 para 24, com 60 linhas a disposição; pessoal melhor selecionado e preparado; etc.), que está sob a responsabilidade do Major Olavo Vianei Nunes. Em média são recebidas até 15.000 ligações dia no Copom (central 190).

2) FROTA da PM: Foi encaminhada uma solicitação para aquisição de 1.200 novas viaturas, pelo CGPM-PR, à SESP-PR, e no momento a PM está para receber 300 viaturas locadas para Curitiba, para que a polícia tenha mobilidade. Foi observado que os carros mais novos que a polícia possui foram adquiridos em 2006 (que tem em média uma vida útil de 2 anos pela intensa utilização). A previsão é que as viaturas locadas estejam circulando nas ruas, no mais tardar, até setembro/2012.

As novas viaturas possuirão, além de rádios, tablets (computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque, com conexão Wi-Fi e/ou 3G) para que os policiais possam,online, rapidamente verificar e checar informações (e o que possa estar acontecendo), pessoas procuradas (fugitivos, etc.), veículos procurados (roubados ou furtados), etc., por ocasião dos trabalhos, inclusive de policiamento ostensivo militar -> preventivo.

3) PESSOAL (PMs): Está quase terminando a formação de 300 soldados, mais 2.000 encontram-se em treinamento em todo o Paraná (com previsão de conclusão da formação em março/2012), e está sendo aberto edital para mais 6.000 novos soldados – faixa etária de 18 a 30 anos [dos quais 2.000 PMs ainda para inclusão esse ano (p/início da formação), no mais tardar no início de novembro/2012, 2.000 em 2013 e mais 2.000 em 2014]. Programas de Incentivo e de Qualidade de Vida no Trabalho (valorização, respeito, saúde, assistência judiciária, etc.) estão sendo desenvolvidos e implementados para motivação dos PMs.

O comandante observou que o efetivo da PM hoje, em quantidade, é equivalente ao que a PM tinha em 1990 (22 anos atrás) e que as baixas anuais são da ordem de 900 policiais. São ao todo, atualmente, 18.430 PMs, dos quais 3.900 são bombeiros. O previsto é de 26.000 PMs (ideal: 30.000 PMs). O PR é atualmente, dos estados, o que apresenta o menor índice de policiamento por habitante.

Foi destacado que os PMs estão trabalhando em ritmo intenso, pela falta de pessoal (efetivo), inclusive para substituição das baixas. Foi observado que também existe um sub-dimensionamento de oficiais considerando a demanda atual necessária.

No que tange a implantação e manutenção das UPS – o comandante Cel Bondaruk informou, e garantiu, que não está sendo utilizado pessoal dos corpos efetivos de cias de outros áreas – bairros (o que geraria o enfraquecimento do policiamento militar nesses), para suprir necessidades das UPS, seja para as suas introduções, como para as manutenções das mesmas.

4) MÓDULOS POLICIAIS - PM: Introdução de 1 Módulo Móvel (24 horas), por bairro, até o final de 2012 [configuração de cada Módulo Móvel: 1 Módulo (van), 1 ou 2 viaturas, e 2 a 4 motos, e uma equipe de policiamento, dependendo do bairro], num total de 100 módulos em Curitiba.

A idéia é que sejam mantidos os módulos fixos existentes e que, ao longo do tempo, no futuro, também hajam módulos fixos nos lugares mais importantes. A introdução inicialmente de módulos móveis é exatamente para que eles tenham mobilidade e flexibilidade (dentro do próprio bairro). O módulo atenderá a um bairro, e a idéia é que ele não saia do mesmo, que seja uma referência fixa, girando somente dentro dele, conforme a necessidade.

Foram esclarecidas dúvidas pontuais apresentadas pelos participantes do encontro, bem como prestadas orientações adicionais, pelo comandante, como por exemplo, sobre os boletins de ocorrência unificados – polícia civil e militar, serviços do BPTran, etc.

O Cel Bondaruk enfatizou a filosofia de trabalho do CGPM-PR, que tem como forte ênfase o suporte aos Conselhos Comunitários de Segurança, que são a “voz da comunidade”, segundo ele, tendo ainda destacado, na sequência: “Investir nos Conselhos é investir na Comunidade.”

Ao final do encontro o CONSEG Tarumã, através de seu presidente Antônio Carlos Nascimento Moura, fez uma apresentação dos trabalhos que estão sendo feitos por aquele conselho (atividades, levantamentos estatísticos, ações, etc.), inclusive com o apoio e a participação de cadetes da Academia da Polícia Militar do Guatupê.




Fonte: CONSEG JS >>




                                          








Nenhum comentário:

.: ÚLTIMAS POSTAGENS >>

ALERTAS - POLICIA CIVIL PR

ALERTA - GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA

ALERTA - POLICIA MILITAR PR

ALERTA - PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

.: Sobre Conselhos _ TCU