- C o n S e g - B. A. + N u P D e C - B. A. - Juntos, Diminuindo Diferenças, Somando Esforços, Dividindo Experiências e Multiplicando Resultados. - ConSeg - B.A. - Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Alto. - NuPDeC - B.A. - Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Bairro Alto. -

.: Após o Hugo Lange o Bairro Alto terá mini rotatória.

Quando a rotatória é a solução
Moradores pedem intervenções simples para reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança nas vias.
Moradores de Curitiba apostam na implantação de mini rotatórias em 
cruzamentos da região para aumentar a segurança no trânsito e diminuir a velocidade dos veículos. 


Um projeto que pede a inclusão de dez pequenas intervenções já foi entregue à prefeitura pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG). “Com a rotatória, cria-se a necessidade de reduzir a velocidade”.
O trânsito é uma das principais preocupações dos moradores, ao lado dos assaltos, arrombamentos e insegurança na proximidade das escolas. Eles reclamam da alta velocidade nas vias.
Planejamento
Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) concordam que as rotatórias podem organizar o tráfego e apresentar custos menores que os semáforos.
Para o engenheiro Pedro Aki­shino, professor de engenharia de tráfego e 
segurança no trânsito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as 
minirrotatórias podem ser uma solução em bairros com pouco movimento. “É uma solução para reduzir o número de acidentes, não uma solução de 
trânsito. O perigo de acidentes é menor”, sentencia. “Cada cruzamento precisa ser analisado e verificado. Dependendo do tráfego não resolve nada.” 
Knecht acha que é preciso experimentar. “Pode ser que não funcionem, mas não chegam a ser uma grande obra”, considera Knecht. Entretanto, se funcionar, ele acredita que a iniciativa do CONSEG Hugo Lange possa servir de exemplo para outros bairros.


Fonte:   http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=952072&ch= 
A Alternativa é usada em Paris e na Suíça
Há três anos no Brasil, o presidente do Conseg do Hugo Lange, o suíço Stephan Knecht, cita as cidades de seu país como exemplo. “A Suíça era cheia de semáforos. Em 15 anos, substituiu-se grande parte por rotatórias”, conta. Ele diz que, quando possível, o elevado central pode servir como canteiro de flores ou espaço para a exposição de artes plásticas.

Nenhum comentário:

.: ÚLTIMAS POSTAGENS >>

ALERTAS - POLICIA CIVIL PR

ALERTA - GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA

ALERTA - POLICIA MILITAR PR

ALERTA - PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

.: Sobre Conselhos _ TCU